quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Reunião de Bibliotecários

Ontem foi realizada nossa reunião mensal de bibliotecários, no auditório da Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire.

Iniciamos com a apresentação da poesia Ao meu amigo livro da autoria da nossa bibliotecária Regiane Cristina Lopes da Silva, da Escola  Municipal França, classificada no concurso Poesia na Escola, que faz parte do Programa Rio, uma cidade de leitores, cujo objetivo é incentivar o gosto pela leitura literária entre alunos e profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

 Após as informações gerais (blog, curso para bibliotecários elaborado por Raphaella Marques da Educopédia, participação dos bibliotecários na Bienal, Silvia Castro nas BEM, entre outros), pudemos conhecer melhor o Projeto Cineclube nas Escolas, através de sua  coordenadora Luciana Bessa, integrante da equipe da Gerência de Mídia-Educação.


Primeiro reproduzimos uma sessão cineclubista com a exibição do curta Clandestina Felicidade,  uma livre adaptação do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector: 




Após o filme tivemos um pequeno debate, com questões sobre o filme e a obra de Clarice Lispector. E depois assistimos uma apresentação sobre como desenvolver o projeto, com todas as suas especificidades, nas Bibliotecas Escolares Municipais.



Foi lançado o desafio para os bibliotecários: que tal uma biblioteca cineclubista?  ;)

Para saber mais:


O Projeto Cineclube nas Escolas está sendo desenvolvido desde 2008 na Rede Municipal de Ensino, pela Gerência de Mídia-Educação e agrega 252 unidades escolares dentre escolas, bibliotecas, ginásios experimentais e núcleos de Arte.

No blog do projeto (clique aqui) você poderá saber dos cursos, notícias, do acervo e das ações das escolas da Secretaria Municipal de Educação.

Neste link aqui você poderá ler uma reportagem sobre o projeto.



Até breve, com notícias sobre o CINECLUBE nas BEM!!!



Postado por Cilene Oliveira, bibliotecária da Gerência de Mídia-Educação.