domingo, 21 de julho de 2013

Conheça a BEM da Glória

A Biblioteca Escolar Municipal da Glória - Pedro Nava é uma Biblioteca coordenada pela 2ª Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação - RJ. Está localizada no segundo andar em um prédio residencial na Rua da Glória n. 214, no Bairro da Glória. Funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17 h.



Salão de leitura

A Biblioteca dispõe de um espaço infantil, um salão de leitura e uma Gibiteca. Diariamente são realizados empréstimos de livros e consultas do seu acervo de livros, revistas e jornais.


Setor infantil




Missão

O princípio básico da BEM da Glória é divulgar, incentivar e estimular o gosto pela leitura oferecendo aos seus usuários, o livre acesso a informação. Para isso, disponibiliza para consultas e pesquisas, seu acervo composto por livros, jornais diários, revistas, exposições temáticas, arquivos de recortes, informações utilitárias, dentre outros. A biblioteca procura manter o acervo atualizado através de novos livros adquiridos através de doação e compra. 



Exposição do mês: FUTEBOL!




Estante das novas aquisições




 Breve Histórico

            A Biblioteca Escolar Municipal da Glória – Pedro Nava, anteriormente denominada Biblioteca Popular Municipal da Glória – Pedro Nava (antiga Biblioteca Regional da Glória) teve suas origens na antiga Biblioteca Central de Educação (BCE).

A BCE foi criada em 1932 e tinha como finalidade coordenar as bibliotecas escolares oficiais. Seria destinada aos professores e alunos da Prefeitura e de cursos superiores, porém, apenas para consulta local. A partir de 1962, a BCE passou a funcionar como biblioteca pública, ou seja, foi aberta ao público em geral e começou a fazer empréstimo domiciliar.  Durante algum tempo teve seu acesso interrompido, até que em 05/03/1975 foi inaugurada a Biblioteca Regional da Glória, mas devido a preciosidade de seu acervo, destinava-se somente a consulta local. A partir de 1986, foi instituído novamente o empréstimo domiciliar. 
Atualmente o acervo da biblioteca totaliza aproximadamente 50.000 mil exemplares formados por livros de literatura adulta, infantil e juvenil, periódicos, coleções especiais, gibis e outros materiais  informacionais.


     Fonte: Portfólio da BEM da Glória



O  Patrono:  Pedro Nava




Pedro da Silva Nava nasceu em Juiz de Fora, em 5 de junho de 1903  e morreu no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1984. Foi médico e escritor. Formou-se em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais em 1927 e participou da geração modernista de Belo Horizonte. Foi dos poucos não-juristas a assinar o Manifesto dos Mineiros. Foi o maior memorialista da literatura brasileira, autor de sete livros. Neles, Pedro Nava traçou um painel completo da cultura brasileira no século XX, incluindo costumes familiares e cultura popular.
Suas páginas sobre a medicina são das maiores da literatura brasileira. A Belo Horizonte dos anos vinte e o Rio Antigo aparecem em suas narrativas como uma força poética e uma profundidade observacional que muitas vezes se transformam em pura poesia, levando o leitor a um mundo mágico. Segundo Carlos Drummond de Andrade, "possuía essa capacidade meio demoníaca, meio angélica, de transformar em palavras o mundo feito de acontecimentos." Nava também possuía grande talento de pintor, e só não o foi profissionalmente por opção.



Cometeu suicídio com um tiro na cabeça aos 80 anos, numa praça do bairro da Glória, após ter atendido, em seu apartamento, a um misterioso telefonema. Cogita-se que Nava vinha sendo chantageado por um garoto de programa, informação encoberta pela imprensa à época. Ricardo Setti, em artigo publicado em Observatório da Imprensa, afirma que "Zuenir viu-se intensamente pressionado pelo meio cultural. De sua parte, considerava que o relato provinha de fonte pouco confiável. No final, passou as informações para a sede da revista em São Paulo, enviou a reportagem, contendo um curto parágrafo com a hipótese de chantagem sexual, mas manifestou vigorosamente sua oposição a que o parágrafo fosse publicado". Zuenir não colheu pessoalmente o relato do garoto de programa, mas os jornalistas que o fizeram consideraram seu testemunho bastante verossímil.

Obras

Biblioteca Escolar Municipal da Glória - Pedro Nava
Rua da Glória, 214 - 2º andar, Telefone: 2224-6257

Postado por Telma Maria de Oliveira, bibliotecária da BEM Glória