quarta-feira, 31 de julho de 2013

Conheça a BEM do Engenho Novo

Histórico


          A Biblioteca foi fundada pela Resoluções nº 02 de 05 de janeiro de 1945 e de nº 37 de 17 de dezembro de 1948, publicada no D.O. Do Distrito Federal de 21/12/1948.


        

           Foi inaugurada com o nome SERAFIM DA SILVA NETO em 22 de novembro de 1960. Em consequência do Decreto nº 251 de 1964 a Biblioteca passou a ser denominada BIBLIOTECA REGIONAL DO ENGENHO NOVO. 


          
          No dia 26 de outubro de 1976 foi sede do  Encontro de Escritores Nacionais com o público e recebeu a visita foi do escritor LÊDO IVO, entre tantos outros que ali estiveram.

          Passa a receber o nome de Biblioteca Escolar Municipal do Engenho Novo/ através do Decreto N.º 33.444 de 28 de Fevereiro,  quando foi integrada à Secretaria Municipal de Educação.





O patrono

        
  Agripino Grieco nasceu em Paraíba do Sul, RJ, em 15 de outubro de 1888. Filho de italianos, transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1906, onde trabalhou como funcionário público. Em 1910 estreou com o livro de poesia Ânforas. Colaborou no Boletim de Ariel e em O Jornal, onde por algum tempo substituiu Tristão de Ataíde na crítica literária. Dedicava a maior parte do tempo à leitura e formou uma biblioteca com mais de cinqüenta mil volumes. Em 1921 reuniu no livro Fetiches e Fantoches artigos publicados nas revistas ABC e Hoje. 


          Poeta, crítico e ensaísta, tornou-se um dos mais respeitados escritores brasileiros. Sua obra não pretendia ter compromissos doutrinários: era a glosa ou a interpretação, impressionista e culta. 

             A obra de Agripino Grieco notabilizou-se pela verve satírica, que o fez admirado e temido. Embora rigoroso na análise literária, sacrificava, às vezes, a opinião justa em benefício da tirada sarcástica.

     Entre seus livros citam-se Evolução da Poesia Brasileira (1932); Evolução da Prosa Brasileira(1933) e Poetas e Prosadores do Brasil (1968). Deixou ainda suas Memórias.



            Agripino Grieco morreu no Rio de Janeiro, em 25 de agosto de 1973.
Fonte: 
* Portfólio da BEM;
* NOVA Enciclopédia Barsa. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda., 1997. V.7.

        


  Em nossa busca pela Internet, descobrimos uma poesia em homenagem às Bibliotecas do Méier/Engenho Novo numa matéria sobre Agripino Grieco, que foi morador da localidadade! Leia mais no Blog de Wilson e Josepha Soares, o "Amar, eis a missão".

Bibliotecas do Méier

Livros enfileirados
como soldados
esperando
ser consultados.

Olhares atentos
procuram conhecimento,
ampliam cultura
através da leitura.

Sentimentos de escritores
na folha amarelecida,
memórias de suas vidas.

Não importam
suas capas,
simples
ou douradas.

Importa que o conteúdo
e a utilidade
ficarão
para a posteridade.

Bibliotecas,
lugares sagrados.
Seus livros dormem,
ao acorda-los
que os leitores
os amem.
Bibliotecas,
muito obrigado.

(Josepha Barbosa Soares)
(Wilson Pereira Soares)




          Na BEM do Engenho Novo, além do acervo de livros, revistas e jornais diários você pode admirar uma exposição permanente de quadros e ter acesso à Internet de segunda à sexta, de 9 às 17h. Apareça e confira! 



Biblioteca Escolar Municipal de Engenho Novo - Agripino Grieco
Rua 24 de Maio, 1305, Telefone: 3277-1402

Postado por: Lindoneia Brandão, Bibliotecária Subgerente da BEM.