segunda-feira, 17 de março de 2014

Dia do Bibliotecário - 12/03/14

O dia começou cedo na Editora Rovelle, que nos cedeu o auditório em sua sede, na Praça Mauá !

Após o café de boas vindas e momento de bate-papo com os colegas das duas secretarias envolvidas no evento, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação, todos seguiram para o auditório onde relembramos o vídeo de homenagens aos bibliotecários da SME de 2013, quando a bibliotecária mais antiga da rede, Nadir Lucia, da Biblioteca Escolar Municipal (BEM de Bangu) foi escolhida para ser a Bibliotecária do Ano.





Depois foi projetado o vídeo de 2014 com fotos de todas as BEM e a definição de crianças sobre o que é BIBLIOTECA e qual a ideia que fazem sobre o fazer do bibliotecário. Neste ano a homenageada foi maria da Conceição da Silva, que foi escolhida pelos seus colegas pelo destaque do seu trabalho à frente da BEM do Jardim Sulacap. Como prêmio, ganhou uma viagem à 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).
Também a Gerente de Bibliotecas da SMC foi presenteada por sua ex-estagiária Cilene Oliveira, que atualmente coordena a rede de bibliotecas da SME.

Foi lançado o edital do concurso "A Escola vai à Biblioteca/A Biblioteca vai à Escola", cujo objetivo é 
Com o objetivo de estimular a integração de escolas municipais com bibliotecas, com foco nas Bibliotecas Escolares Municipais (BEM) que pertencem à Secretaria Municipal de Educação (SME), a E/SUBE/CED/Gerência de Mídia-Educação propõe a realização do Concurso A Escola vai à Biblioteca/ a Biblioteca vai à Escola. O concurso consiste na seleção de relatos de experiência e projetos de trabalho, estimulando a cooperação entre professores e bibliotecários.​ 

O edital completo pode ser acessado em: 

Logo após houve a palestra de Galeno Amorim, ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional, que nos falou sobre Bibliotecas Digitais.

Depois Simone Monteiro, a Coordenadora do Projeto Rio, Cidade de Leitores ilustrou a manhã com as fotos das  "Bibliotecas daqui, de lá e de além mar: relatos de um intercâmbio" em bibliotecas da Alemanha, Colômbia e Espanha.

Na hora do almoço todos caminharam até o Museu de Arte do Rio (MAR), onde foi servida uma deliciosa refeição para os bibliotecários.

O Portal dos Servidores estava presente e entrevistou a Conceição, Bibliotecária do Ano e fotografou a turma toda:

Leia a matéria AQUI.



Depois aconteceu a apresentação da Bibliotecária Andréa Barboza, do MAR, que nos contou sobre o desafio de montar uma biblioteca "a partir do zero" e levou o grupo para conhecer o setor de Processamento Técnico e as futuras instalações da biblioteca, onde já existe uma exposição de "Livros de Artistas".

Logo após os educadores do MAR levou todo o grupo para uma visita guiada pelas exposições fixas e temporárias do Museu.

A tarde de eventos culminou com a apresentação da professora, bibliotecária e autora Lucia Fidalgo, que contou "histórias de alegrar o coração".

Foi um dia realmente diferente e especial para os bibliotecários da SMC e SME, principalmente para Maria da Conceição da Silva, Bibliotecária do Ano!