terça-feira, 24 de outubro de 2017

Resultado da pesquisa Literatura em movimento

"O que os educadores pensam sobre a leitura literária? Quais são os principais desafios enfrentados nas aulas de literatura? Como e quais autores são trabalhados em sala de aula? Essas foram algumas das perguntas que nortearam a nova pesquisa “Literatura em Movimento”. Promovida pelo Programa Escrevendo o Futuro, ela é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. O programa realiza, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Olimpíada de Língua Portuguesa no país.
O levantamento, realizado junto a 670 professores da rede pública participantes do Escrevendo o Futuro, vem inaugurar a nova sessão sobre literatura e ensino de leitura literária do Portal com o objetivo de contribuir com a prática de educadores de todo o Brasil. “Apesar da leitura ser um direito humano, o acesso à cultura escrita no Brasil ainda é marcado por grandes desigualdades. Sabemos que ler e escrever são ferramentas essenciais para a ampliação do repertório cultural e de possibilidades de interlocução, de constituição de conhecimento, de ser e estar no mundo. Por isso, desenvolver programas e apoiar ações que ampliem o acesso à leitura de qualidade, que promovam aprendizagens e a apropriação da leitura e da escrita são estratégias fundamentais para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros”, ressalta Dianne Melo, gestora do Programa Escrevendo o Futuro.
Dianne ressalta que o programa contribui para ampliar o letramento de professores e estudantes na medida em que trabalha a escrita na sua função social. “Para a ampliação da participação social e exercício efetivo da cidadania, ser um usuário competente da linguagem escrita é condição fundamental. É decorrente dessa compreensão a necessidade que hoje se coloca para a escola: a de possibilitar ao aluno uma formação que lhe permita compreender criticamente as realidades sociais e nela agir, sabendo, para tanto, organizar sua ação. Para isso, esse aluno precisa apropriar-se da leitura e da escrita e de meios de produção e de circulação desse conhecimento”, completa."

Clique na imagem para acessar o resultado da pesquisa.