sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Semana Internacional de Acessibilidade e Cultura

"Nos últimos anos, o Brasil se consolidou como uma potência paralímpica, resultado de uma combinação de investimentos, talentos e muita persistência. Este processo desperta desafios ainda mais importantes do que garantir uma boa colocação no quadro de medalhas. Além de ser um evento único de celebração da força e da vitalidade desses atletas, os Jogos Paralímpicos Rio 2016 representam uma excelente oportunidade para se ampliar o potencial do tema da acessibilidade na construção de uma sociedade plural e mais justa. É dentro deste espírito paralímpico que será realizada a 1ª Semana Internacional de Acessibilidade e Cultura, entre os dias 9 e 15 de setembro, nas Bibliotecas-Parque Estadual(Av. Presidente Vargas 1261, Centro, Rio de Janeiro) e de Manguinhos(Av. Dom Helder Câmara 1184, Benfica, Rio de Janeiro).No dia 8, a abertura do evento será restrita a convidados.
Artistas, gestores, políticos, pesquisadores, personalidades, teóricos e ativistas do cenário nacional e internacional se encontrarão para, juntos, refletir sobre o que se entende por “acessível” e debater o papel da cultura na questão da acessibilidade. Atualmente, o significado do conceito de acessibilidade vem se ampliando cada vez mais, englobando discussões como o respeito aos diversos gêneros e modos de existência; a inclusão de sujeitos e coletivos que permanecem à margem de conteúdos culturais; e as políticas públicas, leis e regulamentações que podem ser implementadas tanto para afastar padrões de normalidade ainda carregados de preconceitos como para positivar as lutas fundamentais nesse campo.
Entre os convidados estarão: o escritor,dramaturgo, roteirista e jornalista brasileiro Marcelo Rubens Paiva; a diretora teatral inglesa Jenny Sealey, diretora artística do Graeae Theatre Company e ganhadora do prêmio Liberty Human Rights Arts, que ficou conhecida por dirigir, com Bradley Hemmings, a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres; Isabel Portella, museóloga e crítica de arte, coordenadora e curadora da Galeria do Lago Arte Contemporânea do Museu da República-Rio/Ibram (MinC); Kirsten Bruhn, ex-nadadora alemã e ex-atleta tricampeã paralímpica; ÅsaRegnér, ministra sueca para Crianças, Terceira Idade e Igualdade de Gênero; Patrick Segal, escritor, cineasta e ex-atleta francês; e Betty Siegel, diretora de VSA (VerySpecialArts) e Acessibilidade no John F. Kennedy Center, em Washington, D.C.
O evento é uma iniciativa conjunta do Instituto Francês do Brasil e do Goethe-Institut (com apoio do Fundo de Cultura Franco-Alemão) e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (por meio da Superintendência de Leitura e Conhecimento), e conta com a parceria da Embaixada da Suécia, da Missão Diplomática dos EUA no Brasil, do British Council, da Embaixada da República da Coreia e da União Europeia no Brasil.