quarta-feira, 13 de abril de 2016

Blitz Literária


A Blitz Literária é um evento que levará autores da AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - para escolas e bibliotecas escolares municipais de alguns bairros do Rio de Janeiro. Esses encontros serão enriquecedores para todos os envolvidos na ação. Os autores e ilustradores poderão contar histórias, ler livros, falar sobre suas obras em palestras, fazer dinâmicas de entrosamento baseados em seus trabalhos, enfim, falar sobre a importância da leitura e da literatura infantil e juvenil. Os encontros terão , aproximadamente, uma hora de duração, e podem variar de acordo com a dinâmica/ metodologia de apresentação utilizada com o público alvo.

Objetivos:

Objetivo Geral: promover encontros entre as comunidades escolares e bibliotecas municipais da Rede com escritores e ilustradores da AEILIJ.

Objetivos específicos:
- despertar e incentivar os alunos da Rede Municipal de Ensino para a prática da leitura;

- possibilitar o compartilhamento de ideias, histórias e aventuras, aproximando os leitores dos livros e dos seus autores;

- promover o enriquecimento cultural e intelectual da comunidade escolar através da leitura de literatura;

- oportunizar atividades lúdicas que levem à busca entusiasta pela leitura;

- desenvolver o espírito crítico através do compartilhamento de leituras de diversos gêneros literários.

- estreitar laços e parcerias entre as instituições em tela;

- valorizar escritores e ilustradores como profissionais de mediação da leitura literária.

Meta:

- Ampliar ações de qualidade do Programa Rio, uma Cidade de Leitores.

Público envolvido: alunos, professores, responsáveis, bibliotecários e demais envolvidos com a Educação da Rede Pública Municipal.

Porque a literatura de um país não é feita só com escritores, mas também com pesquisadores, formadores e críticos, é feita, sobretudo, com leitores que, dialogando com as obras já escritas, vão construindo uma obra para o futuro. Maria Teresa Andruetto







  
“Ler é somar-se ao outro, é confrontar-se com a experiência que o outro nos certifica. Por ser, assim, a leitura – pelo que existe de individual e ao mesmo tempo de social – nos remete ao encontro das diferenças enquanto nos abre em liberdade para vivê-las em plenitude.”



 Bartolomeu Campos de Queirós