quinta-feira, 9 de julho de 2015

Livros em Movimento: os clássicos na biblioteca

Livros em Movimento:
os clássicos na Biblioteca
A exemplo do Projeto Livros em Movimento, que acontece nos Ginásios Cariocas e a partir do desejo da bibliotecária Claudia Gomes, da BEM do Leblon, fazer uma Roda de Leitura em sua unidade, foi criado o projeto Livros em Movimento: os clássicos nas Bibliotecas.

O projeto consiste no empréstimo de cinco acervos de títulos iguais de clássicos da Literatura Juvenil para professores de Escolas Municipais e/ou bibliotecários que desejem realizar Rodas de Leitura, Rodas de Conversa, Clube do Livro, Tertúlias Literárias e outras práticas coletivas de leitura em qualquer uma das 15 Bibliotecas Escolares Municipais (veja os endereços clicando AQUI).

Dinâmica de Funcionamento:

Os acervos são constituídos de clássicos da Literatura Juvenil e conta com 20 livros de um mesmo título, conforme listagem abaixo:
  • As aventuras de Pinóquio (tradução premiada do original de Carlo Collidi por Marina Colasanti  - Ed. Companhia das Letras);
  • Alice no País das Maravilhas (numa excelente tradução integral do original de Lewis Carrol por Nicolau Sevcenko - Ed. Cosac Naify);
  • O Mágico de Oz, de L. Frank Baum;
  • Peter Pan, de J. M. Barrie; e
  • O Pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupery.

         A troca dos livros será desenvolvida com base na elaboração de um planejamento, no qual cada escola/BEM sinaliza as opções desejadas para determinado mês. No caso de mais de uma unidade escolher o mesmo livro no mês, será feito um sorteio para o desempate. 

Cada escola/BEM solicitante terá, então, um acervo de 20 livros iguais por mês para a realização do trabalho com os leitores. De acordo com o cronograma a ser estabelecido, ao final de cada mês os acervos serão recolhidos para serem encaminhados à outra BEM. 

Para maiores informações envie um e-mail para smemidia@rioeduca.net