Árvore chega às Bibliotecas Escolares Municipais
Os leitores das Bibliotecas Escolares Municipais (BEM) vão poder acessar pela web gratuitamente um acervo de quase mil eBooks.
A Prefeitura do Rio vai introduzir nas BEM a leitura de eBooks, através do convênio da plataforma de leitura Árvore de Livros com a Secretaria Municipal de Educação, em caráter experimental. Os usuários da rede não só vão poder utilizar seus celulares para ler os livros digitais como também poderão continuar a leitura ou mesmo emprestar outras obras, em casa, no transporte coletivo ou em qualquer lugar onde estiverem.
Inicialmente, será realizado um projeto-piloto em 10 Bibliotecas Escolares Municipais (relação abaixo) e na Sala de Leitura Prof. Lourenço Filho, que fica no Centro Administrativo São Sebastião e Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire . O acervo inicial terá por 1.000 eBooks de autores clássicos e obras autorizadas pelas editoras. Será utilizada a plataforma de empréstimo de eBooks da Árvore de Livros, que participa do programa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Como o acesso aos eBooks será feito por streaming (sem a transferência de arquivo), a leitura poderá ser feita mesmo com a internet desligada, desde que o texto seja mantido na tela. Além do smartphone, os livros digitais poderão ser lidos em tablets, computadores, notebooks e alguns modelos de e-readers.
O número de eBooks emprestados por cada usuário é ilimitado, só não podendo acumular mais de três simultaneamente. Os empréstimos são por 15 dias, podendo prorrogar quantas vezes for necessário. O usuário recebe login e senha para acessar a plataforma. Em locais onde a biblioteca digital já funciona, o índice de leitura ultrapassa os 16 livros por anos, quatro vezes mais do que a média brasileira, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto PróLivro e Ibope.
O projeto teve início no dia 26/02, quando foi apresentado aos alunos e professores da rede municipal, com palestra do ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, que é um dos dirigentes da Árvore. Segundo ele, “a era digital vai promover uma verdadeira revolução na leitura no Brasil, com impactos extraordinários na educação e nos índices de leitura da população”.
A Árvore está presente em bibliotecas públicas, escolares e de instituições e empresas em 26 estados e no Distrito Federal.
Veja onde se cadastrar:
Veja onde se cadastrar:
|