segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Um poema em cada árvore

Dia 21 de setembro é dia da árvore.

Existe maneira mais interessante de comemorar este dia do que utilizando-as para serem suportes de poesias para as pessoas que transitam pela rua? Claro que não! Melhor do que isso somente plantando mais árvores para podermos pendurar mais poesias no futuro! :)

O Instituto Psia criou o projeto Um poema em cada árvore (de mobilização nacional) e aqui no Rio de Janeiro as Bibliotecas Escolares Municipais foram as articuladoras.

Para começar, enchemos o pátio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro com poemas, que começaram a ser lidos a partir do primeiro que foi pendurado. Garis, médicos, guardas municipais, professores e passantes em geral foram agraciados com poesias logo na manhã do dia 20, sexta-feira. Veja aqui as fotos.



Vejamos como se desenvolveu o projeto em algumas BEM:


  • Na Biblioteca Escolar Municipal de Paquetá o projeto Um poema em cada árvore foi um sucesso! Foram colocadas poesias de moradores retiradas da Seção Paquetaense nas árvores da entrada da BEM, além das que foram espalhadas por moradores pelas árvores da Ilha; 

  • Na BEM da Glória o projeto aconteceu no dia 21 de setembro mesmo. As bibliotecárias penduraram as poesias pela Rua da Glória desde a saída do metrô até pertinho da Escola Municipal Deodoro;

  • A Biblioteca Escolar Municipal de Copacabana também participou do projeto pendurando nas árvores da Biblioteca e da rua os poemas criados pelos leitores e visitantes. Como relatou a bibliotecária Ângela, "uma forma bacana de mostrar a veia poética que existe dentro de cada um de nós. Mais fotos aqui;

  • Na BEM do Leblon todos os funcionários participaram da colocação das poesias nas árvores do entorno. Veja mais fotos em breve.


  • Na BEM do Grajaú o Projeto foi um sucesso! A bibliotecária contou que no sábado o segurança foi verificar um ajuntamento de pessoas próximo à biblioteca e verificou que estavam lendo poesias na árvore! Não é o máximo? :)

Veja mais fotos aqui.
  • A Biblioteca Escolar Municipal do Rio Comprido só tem 3 árvores... Mas cumpriu o objetivo do projeto e colocou um poema em cada árvore! :)




  • No Méier o projeto aconteceu com as poesias de alunos das escolas do entorno. Veja aqui mais fotos.



  • Já no Engenho Novo o projeto aconteceu de forma surpreendente! Como a bibliotecária constatou não haver uma árvore sequer na movimentada Rua 24 de Maio, pendurou as poesias, como protesto, na grade! Esperamos que o fato tenha sido um motivo dos moradores questionarem a falta do verde em sua rua! Postamos aqui as fotos do subprojeto "Um poema em cada grade"! Aff! 




  • Para comemorar a chegada da Primavera e o Dia da Árvore, as crianças da BEM do Dique  escolheram poesias de Vinicius de Moraes e asa espalharam pela pracinha do Dique, no Jardim América! Veja mais fotos aqui ;


O "problema" foi ter que repor as poesias, pois as crianças gostaram tanto que resolveram levá-las para casa! :) Veja outras fotos aqui;



Algumas escolas municipais também se encantaram com o projeto e aderiram. Temos como exemplo o Ginásio Experimental das Novas Tecnologias (GENTE) que tanto enviou poesias como também as pendurou nas árvores da escola, assim como o Ginásio Experimental Olímpico de Santa Tereza, que encheu suas árvores de poesia no dia 20!

Em breve mais fotos!


Postado por Cilene Alves de Oliveira - professora e bibliotecária.


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Programação da Silvia Castro no 2º semestre

Até o mês de novembro a professora Silvia Castro (7ª CRE) percorrerá as Bibliotecas Escolares Municipais (BEM) com o projeto Entrelinhas


Silvia Castro, atriz, intérprete, contadora de histórias, professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da SME e regente de Sala de Leitura criou o Projeto Entrelinhas e desenvolve, em parceria com o SESC Engenho de Dentro atividades em escolas e em bibliotecas.

A atividade pretende ser uma mediação entre o leitor e a leitura, através da arte de narrar contos. Desta forma ela pretende fomentar a reflexão e o contato com outras leituras de modo a contribuir para a formação do cidadão leitor. Ela encanta os alunos das escolas próximas às bibliotecas em dois momentos: a “escola vai à BEM” e “a BEM vai à escola”, quando alunos e bibliotecários participam deste interessante intercâmbio!

Saiba mais lendo a matéria de 25 de junho, aqui!




Suas atividades estão sendo um sucesso! Dos alunos mais novos, aos mais velhos, incluindo alunos especiais, ela têm enchido as Bibliotecas com música, histórias e alegria! Veja aqui, que lindo! 

E a maratona continua até novembro:

Dia 24 de setembro:
15h – Representará a BEM de Copacabana na EM Dom Aquino, no Leme

Dia 03 de outubro:
10h – BEM de Copacabana 
Rua Sá Ferreira, 80
Tel.: 2267-5561

Dia 17 de outubro:
9h – BEM do Leblon
Av. Bartolomeu Mitre, 1297
Tel.: 2294 1598

Dia 24 de outubro:
10h – BEM do Rio Comprido
Travessa Nestor Vítor, 64 (transversal à Hadock Lobo)
E-mail: bibliriocomp@rioeduca.net
Tel.: 2204-0112

Dia 14 de novembro:
10h – BEM da Cidade das Crianças
Km 1 - BR 101 - Santa Cruz
E-mail: biblicidadecriancas@rioeduca.net

Dia 21 de novembro: 
10h – BEM do Grajau
Rua José Vicente, 55
Tel.: 2214-3027

(Estamos confirmando dias/horários/locais)

Participe! 

domingo, 15 de setembro de 2013

As BEM na Bienal

Nossas Bibliotecas Escolares Municipais também estiveram presentes na XVI Bienal Internacional do Livro, que aconteceu de 29 de agosto a 08 de setembro.

Estivemos na decoração do estande da SME:




E até o nosso blog estava lá! 


Também estivemos na programação do estande, no dia 04/09 em dois momentos: 



  • No lançamento do livro da nossa bibliotecária Claudia Gomes que cantou, dançou e encantou os pequenos alunos da 9ª CRE com o seu novo livro "O sumiço do macaquinho" ;


  • A plateia estava atenta! 

    • Na super mesa de debates "Formando Redes de colaboração a serviço da leitura de literatura" com Volnei Canônica (Programa Prazer em Ler-Instituto C&A), Marisa Borba (Movimento por um Brasil literário), Christine Fontelles - que veio de SP especialmente para esta mesa (Projeto "Eu quero minha Biblioteca) e Simone Monteiro SME/RJ.



    Sem falar na participação dos bibliotecários no estande, recebendo professores, alunos  e convidados!
    Nossa turma é animada!

    domingo, 1 de setembro de 2013

    Aconteceu em setembro

    Atividades diárias e projetos:


    “Lendo com meu filho”: as Bibliotecas Escolares Municipais incentivam a prática da leitura dos pais para os seus filhos, proporcionando momentos de diversão, prazer e estreitando os laços familiares.      
                                                                               
    Empréstimos: todos os dias, de 9 às 17h. Para se tornar sócio é necessário: 2 fotos 3x4, comprovante de residência e documento de identificação;

    Consulta ao acervo (livros, revistas atuais, jornais e gibis): todos os dias, das 9 às 17h;

    Brinquedoteca: jogos e brinquedos: todos os dias, das 9 às 17h:
              Biblioteca Escolar Municipal da Glória - Pedro Nava
              Biblioteca Escolar Municipal do Leblon - Vinícius de Moraes

    Gibiteca: acervo de gibis para leitura e empréstimo:

              Biblioteca Escolar Municipal do Grajaú - Clarice Lispector
              Biblioteca Escolar Municipal da Glória - Pedro Nava
              Biblioteca Escolar Municipal do Rio Comprido - Aluísio de Azevedo
              Biblioteca Escolar Municipal do Dique - José Lins do Rego

    Acesso à Internet Itinerante, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia:

              De 09 a 13 de setembro – BEM de Ramos
              De 16 a 20 de setembro – BEM de Bangu 


    Projeto Entrelinhas, com a professora e contadora de Histórias Silvia Castro, em parceria com SESC Engenho de Dentro:
                   12 de setembro - BEM do Leblon
                   19 de setembro – BEM de Copacabana

    Todas as atividades são gratuitas. 

    Encontre os endereços das BEM aqui.
                   

    Atividades do mês (geral):


    Dia 04 – 10h -  Encontro com Bibliotecário autor: Claudia Rodrigues Gomes (BEM Grajaú) - Estande da A12 – Pavilhão Laranja – Bienal.

                 - 13h - Reunião de Bibliotecários da SME – Estande da A12 – Pavilhão Laranja – Bienal.

              - 14h  Mesa de Debates: Formando Redes de colaboração a serviço da leitura de literatura - Volnei Canônica (Programa Prazer em Ler-Instituto C&A), Christine Fontelles, (diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo) e Simone Monteiro SME/RJ, para os bibliotecários da rede e convidados. – Estande da A12 – Pavilhão Laranja – Bienal. 

    Dia 10 – 9 às 17h - “Leia e Troque”: toda segunda terça-feira de cada mês, cada livro que é lavado pode ser trocada por outro livro doado pela comunidade, na BEM do Grajaú;

    Dia 13 - 14h - Palestra "Bullying: quando não começa em casa, termina na escola" - esclarecimentos e debate com o pedagogo Roni Fisher, na BEM da Penha;

    Dia 14 (sáb) – 14h30 - Lançamento do Livro "O sumiço do macaquinho" da bibliotecária Claudia R. Gomes na BEM do Grajaú;

    Dia 19 - 10 e 13h30 - Estação Brincadeira, com Zé Zuca na BEM de Santa Cruz, para os alunos da 10ª CRE;

    Dia 20 – 10h e 15h - Hora do conto: Lendas  e  mitos do folclore brasileiro com a bibliotecária Claudia Gomes na BEM do Grajaú;


               - Preparação para o Projeto "Um poema em cada árvore". 

    Dia 21 - Projeto "Um poema em cada árvore": as árvores no entorno das Bibliotecas Escolares Municipais estarão enfeitadas com poemas impressos em papel reciclado, em comemoração ao Dia da árvore. Envie seu poema para a BEM mais perto de sua casa e participe!

    Dia 24 - 14h - Sarau "Gracias a la vida" : recital de música e poesia - BEM da Penha

    Dia 25 - 15h30min - Palestra "Como superar a timidez", com a terapeuta Ivone Hénot, na BEM do Leblon;




    Todas as atividades são gratuitas. 

    Encontre os endereços das BEM aqui.

    Exposições:

    • Exposição de fotografias do Curso na BEM de Paquetá, na Estação das Barcas de Paquetá - Ação em parceria com a ONG Nosso Papel;

    • Exposição permanente Vinícius de Moraes: a vida e a obra do patrono da BEM do Leblon;
    • Exposição permanente "Folclore sempre": objetos do folclore brasileiro na BEM do Grajaú;
    • Exposição: "África pelo olhar da BEM do Dique": imagens em argila criadas na Oficina de Arte da Arte-educadora Claudia Brito e livros da Coleção Afro da BEM do Dique;
    •     Exposição Pátria Minha (de 3 a 13/09): mostra de livros sobre o Brasil em comemoração ao Dia da Pátria - BEM da Penha;

    • Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa
      Que brinca em teus cabelos e te alisa
      Pátria minha, e perfuma o teu chão...
      Que vontade de adormecer-me
      Entre teus doces montes, pátria minha
      Atento à fome em tuas entranhas
      E ao batuque em teu coração.

      Não te direi o nome, pátria minha
      Teu nome é pátria amada, é patriazinha
      Não rima com mãe gentil
      Vives em mim como uma filha, que és
      Uma ilha de ternura: a Ilha
      Brasil, talvez.
                                                     (Pátria MinhaVinicius de Moraes)
      • Exposição Sangue Latino (de 16 a 30/09): mostra de livros de literatura latino-americana e sobre a América Latina - BEM da Penha;
      • Teatro: em comemoração ao dia do teatro - 19 de setembro - mostra de livros sobre teatro - na BEM de Olaria/Ramos;
      •      Exposição de artes (de 6 a 27 de setembro): Pintura Espatulada de Willard Dias Basílio e livros de arte na BEM de Sulacap;






      • Exposição Itinerante Rio de Machado: banners e livros do "Bruxo do Cosme Velho" BEM de Bangu.

    Projetos especiais:

      • Curso de Alfabetização Digital na BEM de Paquetá - toda sexta feira, às 9h30min;
      • Troca-troca de livros na BEM do Leblon: cada leitor leva um livro em bom estado e pode trocar por dois livros doados pela comunidade do Leblon;
      • Hora do conto: Princesas do mundo inteiro com a bibliotecária Claudia Gomes – Toda sexta-feira- 10h e 15 h na BEM do Grajaú – agendamento de grupos pelo tel: 2214-3027;
      • Curso de Contadores de Histórias “A Magia de Contar Histórias” com a bibliotecária Claudia Gomes ( às quintas-feiras, até 14/11) na BEM do Grajaú;
      • Aula de artesanato - Toda quarta-feira na BEM do Méier (de 9 às 12h e das 13 às 17h) e na BEM de Sulacap (às 14h30);
      • Histórias BEM legais da Tia Louri - Toda quinta-feira na BEM de Olaria/Ramos - agendamento de grupos pelo telefone 3885-9492;
      • Curso de teatro (interpretação) na BEM de Sulacap - Toda segunda-feira de 14 às 17h, com o prof. Kassiano;
      • Encontro com psicóloga Márcia Marques e Grupo Renovação (terceira idade) - Toda sexta-feira às 14h na BEM de Sulacap;
      • Hora do Conto com a bibliotecária e contadora de histórias Pituka Nirobe – toda segunda e terça na BEM de Bangu – agendamento de grupos pelo tel: 3332-0675;
      • Curso de Esperanto – toda terça e sexta na BEM de Bangu – informações: tel: 3332-0675.


      Todas as atividades são gratuitas. 
      Encontre os endereços das BEM aqui.